O sucesso não vai cair do céu
- Thiago Tombini

- 20 de mar. de 2011
- 3 min de leitura
O médico cardiologista, escritor e palestrante Dr. Lair Ribeiro, escreveu o best seller mundial “O Sucesso Não Ocorre Por Acaso”, lançado em 1992, e que para mim é um manual bem elaborado com dicas, estratégias, ferramentas e técnicas, cujo o foco é transformar dificuldades, fracassos e problemas em oportunidades. Em todos os capítulos do livro estão semeados ensinamentos fortíssimos, direcionados para que seus leitores possam começar a desfrutar de uma vida mais abundante, feliz e próspera. O livro foi um divisor de águas na minha vida, justamente em uma época onde eu estava totalmente fora do ar, perdido e sem rumo.
Sabe de uma coisa, eu concordo plenamente com o Dr. Lair Ribeiro: “o sucesso não ocorre por acaso”. Na verdade, o sucesso acontece mediante a combinação perfeita de alguns estados: senso de propósito, paixão, motivação, foco, energia, disciplina, atitude — e claro que a lista não para por aqui — mas é um bom começo. Em suma, não existe um manual com um passo a passo para o sucesso, o que pode ser reconhecido como verdade, é que todos aqueles que ardem em clareza, sabem onde desejam chegar e trabalham duro, têm o direito genuíno de usufruir do sucesso. Outra verdade que precisa ser difundida, é que o sucesso é muito mais um estado de espírito do que propriamente a abundância financeira, por exemplo. O dinheiro é uma consequência positiva derivada de um condicionamento mental primoroso. Esse condicionamento mental, quando exercitado com maestria, é o responsável por formar o que conhecemos como “mentalidade”.
“Mentalidade é a capacidade, a habilidade e a atitude de influenciar a própria realidade com uma postura singular, positiva, inteligente, criativa e, antes de tudo, genial, permitindo despir-se totalmente de qualquer julgamento, preconceito, sentimento ou emoção, que unidos ou isolados, deem origem ao comodismo e ao vitimismo, e que não possam resultar no êxito do objetivo.” — Thiago Tombini
É importante ressaltar que o sucesso não escolhe pretendentes, ao contrário, o sucesso é uma decisão pessoal. Somente aqueles que decidem correr atrás dos seus sonhos e pagar o preço, entendem o quanto o caminho pode ser difícil, dramático e duro. Analise um pouco a sua vida, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
• O que eu tenho feito para ficar mais perto do sucesso? • Quais são os erros que eu estou cometendo e que não me permitem desfrutar do sucesso? • Quais são os pensamentos que povoam a minha cabeça na maior parte do tempo? • As minhas atitudes condizem com os resultados que eu desejo alcançar?
Faça uma avaliação idônea, profunda e realista, separe um momento para entender as razões do seu fracasso emocional, físico, mental, ou ambos, não use todo esse arsenal de informações para ficar se punindo, utilize esse autofeedback de forma coerente, seja inteligente.
As respostas que você tanto quer ver, ouvir, sentir, perceber, serão cruciais para que o aprendizado aconteça, até porque errar é humano, mas insistir no erro é ignorância. Se você desejar alcançar o sucesso terá que estar preparado para escutar mais e falar menos, investir pelo menos uma hora por dia para avaliar o seu dia, as suas metas, os seus objetivos, o seu progresso, o seu regresso, a sua vida como um todo. Lembre-se do que diz o mestre Roberto Shinyashiki: “Autoconhecimento é a sua maior vantagem em relação aos outros”.
Amor e Sabedoria.
Thiago Tombini
Photo by Jonathan Francisca on Unsplash



Comentários