Não seja um mero tirador de pedidos
- Thiago Tombini

- 27 de fev. de 2012
- 2 min de leitura
“Um homem é um sucesso se pula da cama de manhã e vai dormir à noite, e nesse meio tempo faz o que gosta.” — Bob Dylan
Atenção “tiradores de pedidos de plantão”, seus dias estão por um fio. Os amadores das vendas estão indo por água abaixo. Graças a Deus, já era hora!
Esses caras custam uma fortuna para as empresas e às vezes os danos, problemas e rombos criados por esses “tipos” nem conserto mais tem, e as empresas pagam com seu desaparecimento do mercado.
E tem outro fator que deve ser levado em consideração, algumas empresas e seus respectivos chefes, obrigam sua força de vendas a trabalhar sem oferecer suporte, sem dar qualquer capacitação, e poucas horas depois de ser contratado, simplesmente lançam o vendedor entre os leões.
Pense bem…
• Como você acha que esse cara vai se virar sem qualquer capacitação, acompanhamento ou orientação estratégica? • Qual é a impressão que ele passará aos seus clientes? • Qual é a imagem da empresa que ficará na cabeça dos seus clientes? • Qual é a impressão que ele guardará dentro de si mesmo? • Qual é a chance de um cliente estimular a liberdade (dar autonomia) do vendedor e permitir um relacionamento mais estreito, íntimo e amigável? • Qual é a chance do seu cliente abrir as portas da empresa para o vendedor em uma segunda vez? • Qual é a chance do seu cliente indicar a sua empresa para outros clientes?
E por aí vai, poderia fazer centenas de perguntas, mas as questões são bastantes complexas e merecem um estudo de caso, portanto, tome como base de análise, estudo e pesquisa, a sua própria empresa, e faça as perguntas necessárias para obter as respostas que precisa.
A questão é “chega de MPPA nas vendas!”, a relação com o cliente deve ser levada a sério e mais, deve ser consolidada diariamente com atitudes que o surpreendam e superem suas expectativas, afinal é isso o que o cliente procura.
Ah, eu estava me esquecendo, sobre o MPPA, significa “Muito Papo e Pouca Ação”. Você conhece alguém assim?
Amor e Sabedoria.
Thiago Tombini



Comentários